segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Surpresas!

Por vezes o jardim presenteia-nos com surpresas agradáveis e ficamos sem saber como foram lá parar. Uma dessas surpresas apareceu num vaso onde utilizei turfa, retirada de uma mata perto da minha casa. A sementinha devia lá estar e germinou. Já está grande e vou ter de arranjar um sítio melhor para ela. Creio que se trata de um folhado (viburnum tinus).
A outra surpresa apareceu num espaço do quintal onde não podia ficar. Era minúscula e com muito jeitinho levei-a para o canteiro das aromáticas. Neste caso não tenho dúvidas, trata-se de arruda (ruta graveolens). Não faço ideia de como é que a semente lá chegou, mas estou encantada com as duas.

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Na calma do entardecer

O tempo está a mudar e parece que vamos ter chuva, no entanto esta tarde fez imenso calor. Aproveitei o fresquinho do entardecer e fui retirar algumas ervas e folhas secas do jardim. Apesar dos ataques das lesmas parece que o canteiro das aromáticas se está a desenvolver bem. A lúcia-lima (na minha terra chama-se bela-luísa) e a erva-cidreira estão viçosas, apesar do "rendilhado" que algumas folhas apresentam. Com o tempo vão todas ficar bonitas.



Para me fazer companhia lá estava a Duffy, toda encantada com a água, mas para tomar banho prefere os seus próprios métodos.






segunda-feira, 1 de setembro de 2008

A escolha foi feita

Desde há algum tempo tenho-me deparado com um grave problema no meu jardim. As lesmas e os caracóis comem a minhas plantinhas. Eu a tratar delas e eles a papá-las. Procurei uma solução mais biológica e segui alguns conselhos. Usei sal, depois foi a cinza sem qualquer resultado. Tentei com uns canudinhos abertos, cheios de cerveja e acho que elas fizeram uma festa. O que é certo é que as plantinhas não se desenvolviam e elas, que não se deixavam ver, deviam estar cada vez mais gordas. Perdi a paciência. Isto é assim: ou tenho um jardim ou tenho uma criação de lesmas. Não foi difícil escolher e optei por uma medida radical. Comprei um granulado miudinho numa casa da especialidade e coloquei-o no jardim durante a noite. Hoje de manhã fiquei parva com a quantidade de lesmonas que se alimentavam com as minhas pobres plantas. Estavam bem gordas. Retirei-as logo, não fossem os gatos pensar que eram algum petisco. E pronto, as plantinhas vão agora ter noites mais sossegadas.